Instituto Gutenberg

Internet

Gutenberg na rede

O Instituto Gutenberg está na Internet. A URL ou endereço na rede é http://www.mandic.com.br/gutenberg. O correio eletrônico é gutenber@mandic.com.br — note que gutenber vai sem o g final. É uma forma de ampliar a possibilidade de acesso ao nosso trabalho, de vez que o boletim em papel tem uma tiragem pequena e não pode ser remetido a todas as pessoas e instituições que têm interesse na crítica de mídia.
Em nossa página podem ser lidos nossos propósitos, objetivos e todos os textos já publicados no boletim. Como é do espírito da Internet, oferecemos informações e indicações, isto é, ligações com outras instituições ou organizações concernentes. Lá estão os endereços dos ombudsmen que atuam na imprensa brasileira, das associações patronais e de todos os sindicatos de jornalistas do país, onde devem funcionar, segundo o Código de Ética dos Jornalistas, comissões às quais qualquer cidadão pode recorrer para tratar de infrações ao código. Tanto o Código dos Jornalistas como os Preceitos [éticos] da Associação Nacional dos Jornais estão transcritos na íntegra.
Na segunda quinzena de março, estará na rede a íntegra do projeto de Lei de Imprensa em tramitação no Congresso Nacional, e uma bibliografia comentada da mídia no Brasil, e ainda uma lista de grandes obras literárias, como Ilusões perdidas, de Honoré de Balzac, e filmes como A montanha dos sete abutres, de Billy Wilder, que tratam do jornalismo. Quem quiser aprofundar-se na crítica de mídia encontra na home page do Instituto Gutenberg conexões para organizações e publicações especializadas de alguns países, como Fair—Fairness and Accuracy in Reporting e American Journalism Review.
 
 Boletim Nº  7  Janeiro-Fevereiro de 1996
     © Instituto Gutenberg

   Índice

igutenberg@igutenberg.org