Instituto Gutenberg

Colunas

Deu no JB

Informe gera debate sobre opinião no jornalismo

Decano das colunas de notas de interesse geral, o Informe JB, do Jornal do Brasil, tem inspirado manifestações apaixonadas de leitores desde que voltou, em abril, a ser escrito por Walter Fontoura, em colaboração com outro veterano da coluna, Pedro Gomes. Fontoura, que redigiu o Informe nos anos 60, restabeleceu o anacronismo de chamar autoridades de senhor ("O ministro da Justiça, Sr. José Gregori...") e adotou um estilo provocativo, criticando a oposição, as ONGs, as passeatas. "De onde saiu esse Walter Fontoura que escreve como um jornalista do início do século?", perguntou indignado o leitor Guilherme Preger. "Ele transformou o Informe JB numa coluna de agrado aos donos do poder." Outro leitor, Astrogildo Milagres, fez reparos a uma nota que atribuía a Fidel Castro a responsabilidade pelo caso Elián - o garoto cubano disputado por Havana e Miami. Na mesma seção de cartas ("Deu no JB, 29/04"), Carlos Alberto de Mattos deu sua opinião: as opiniões de Fontoura são "vagas, editorializantes e mais conservadoras do que a média do jornal."

Em defesa do colunista saiu outro dinossauro do JB, o antigo secretário José Silveira. "O que querem esses manifestantes do ´pensamento único`? Que um autor identificado pense e escreva apenas como eles?", perguntou Silveira, esclarecendo que é comum os jornais terem ou colunistas idéias diferentes das dos donos dos meios de comunicação. "É incrível que esse ´pensamento único` com viés de esquerda, ao não respeitar opiniões alheias, se ponha à direita dos barões da imprensa."

O Informe JB que Fontoura está escrevendo não é alheio à tradição da imprensa brasileira. Submete os fatos à visão do mundo de uma parcela expressiva da população brasileira, a que não gosta de passeatas, de reivindicações populares, de movimentos sociais como o do MST. Está na linhagem das extintas colunas de Adirson de Barros, na Última Hora do Rio, e de Claudio Marques, no Shopping News de São Paulo.


©Instituto Gutenberg
Boletim Nº 32 Série eletrônica
Maio-Junho de 2000

  Índice

igutenberg@igutenberg.org


Jornal dos Jornais
Textos da coluna do Instituto Gutenberg na revista Jornal dos Jornais - nº 15 - Junho de 2000