Que tal um dia de ação? Instituto Gutenberg
logojj.gif - 14,47 K

TV

Que tal um dia de ação?

O governo (entenda-se a Secretaria Nacional de Direitos Humanos) sacou mais uma impostura de seu baú de parlapatices politicamente corretas: propôs que todas as televisões se abstenham de transmitir, durante um dia, qualquer cena de violência, seja em peças de ficção, como filmes e desenhos, seja no noticiário. A proposta, segundo o Estadão ("Governo quer dia sem violência na TV", 9/11) foi encaminhada à mídia pelo secretário José Gregori, que já defende, há alguns anos, um "código de ética" para a TV.
A mídia de notícias, se não fosse tão submissa ao governo, poderia apresentar uma contraproposta: a de que, por apenas um dia, o governo tomasse medidas para combater as causas da violência, como a brutal concentração de renda, o desemprego, a malversação do dinheiro público, a inoperância dos serviços policiais e judiciários, o tráfico de drogas, o contrabando de armas. Quando ocorrem tragédias próximas da elite, como o brutal tiroteio no shopping Morumbi, de São Paulo, imediatamente as autoridades voltam suas lentes para a imprensa, acusando-a de fomentar a violência com os filmes e, ainda que não ousem sublinhar, com o noticiário.
Enquanto a matança está confinada aos subúrbios, e é pouco divulgada pelos meios de comunicação, as "causas estruturais" são responsabilizadas pelo infortúnio do povo pobre, a maioria da população, que não conta nem com a imprensa nem com o governo. Quando a violência chega perto da elite, ainda que protagonizada por um maluco bem de vida, como o estudante de medicina Mateus Meira, governo e seus aliados na burocracia estatal se unem para acusar os meios de comunicação.
Se alguma TV concordar em montar um dia de programação sem cenas de violência, seja de uma peça de Shakespeare (nada de César morto nos idos de março...), seja da última matança na periferia (308 assassinatos em 89 chacinas na Grande São Paulo no ano passado), podem mudar de ramo. Não serão dignas do interesse público.


©Instituto Gutenberg
Boletim Nº 29 Série eletrônica
Novembro-Dezembro, 1999

  Índice

igutenberg@igutenberg.org


Jornal dos Jornais
Textos da coluna do Instituto Gutenberg na revista Jornal dos Jornais - nº 8 - Dezembro de 1999