Por duas polegadas Instituto Gutenberg
logojj.gif - 14,47 K

História


Por duas polegadas


Tão fora de moda quanto o pudor do avantajado maiô Catalina, o Concurso de Miss Universo de 1999, realizado em maio, em Trinidad e Tobago, evocou, mais uma vez, uma derrota brasileira não menos traumática que a perda da Copa para o Uruguai em 1950. Quatro anos depois da tragédia do Maracanã, a alma nacional foi massacrada pelo segundo lugar dado à baiana Marta Rocha no campeonato de beleza realizado em Long Beach, nos Estados Unidos. Marta, com 38 polegadas de quadril, perdeu para a americana Miriam Stevenson, de 36.
Os enviados especiais da imprensa brasileira creditaram a derrota às duas polegadas (5 cm) a mais. A explicação revoltou o país e explodiu nas ruas quando Pedro Caetano e Carlos Renato lançaram a marcha de grande sucesso do Carnaval de 1955: “Por duas polegadas a mais / passaram a baiana pra trás / por duas polegadas, e logo nos quadris / tem dó, tem dó seu juiz”. A história ainda é lembrada. Ao noticiar o concurso deste ano, o Jornal do Brasil publicou uma foto da “eterna Miss Brasil” com a legenda “Duas polegadas tiraram o título de Martha”.
Todos acreditaram, menos a protagonista. “Nem eu mesma soube se essa história das duas polegadas teria sido verdade mesmo”, diz em Marta Rocha – Uma autobiografia, ditada a Isa Pessôa. “Ninguém nunca me apresentou uma versão convincente sobre o detalhe que ficaria famoso – aquele que foi sem talvez nunca ter sido. Nos Estados Unidos, nunca ninguém me tirou as medidas.”
A verdade foi reposta no livro O império de papel, recém-publicado pelo jornalista Accioly Netto, na época diretor da revista O Cruzeiro. As duas polegadas foram acrescidas à crônica do concurso pela imaginação do repórter João Martins. Um ano antes, ele imprimira na capa da revista um disco voador fotografado no céu da Barra da Tijuca. Nos Estados Unidos, Martins combinou a cascata com outros jornalistas brasileiros. “Na volta, todos os presentes à reunião guardaram o maior segredo sobre a mentirinha”, relata Accioly.
©Instituto Gutenberg
Boletim Nº 26 Série eletrônica
Maio-Junho, 1999

  Índice

igutenberg@igutenberg.org


Jornal dos Jornais
Textos da coluna do Instituto Gutenberg na revista Jornal dos Jornais - nº 3 - Maio de 1999

: