Dois mitos a menos Instituto Gutenberg
logojj.gif - 14,47 K

Biblioteca


Dois mitos a menos


A jornalista Ana Maria de Abreu Laurenza, autora de Lacerda x Wainer – O corvo e o bessarabiano, da Editora Senac, é a primeira a reconhecer que o jornalismo brasileiro tem pouca história e muita vanglória. Aos fatos sobrepõem-se os mitos. Cada um dos nossos grandes jornais retoca a biografia a cada edição. O livro de Ana Maria, fruto de uma tese de mestrado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, esquadrinha a fama de dois grandes jornalistas brasileiros, Carlos Lacerda, da Tribuna da Imprensa, e Samuel Wainer, da Última Hora. A dupla protagonizou barulhenta polêmica nos anos 50, na qual Wainer e sua Última Hora chamavam Lacerda de corvo, e Lacerda afirmava que Wainer era estrangeiro, nascera na Bessarábia, Romênia, e portanto não podia ser dono de jornal no Brasil. Ultrapassando a cortina dos pretextos, Ana Maria entrelaça o pano de fundo do Brasil dos anos 50, seu povo, seus líderes e sua imprensa.
Nem Lacerda era apenas o liberal conservador, entreguista, elitista, como afirmam seus inimigos, nem Wainer apegava-se ao figurino de nacionalista, heróico e esquerdista, como dizem seus fãs. Lacerda, por exemplo, preocupava-se com a possibilidade de estrangeiros controlarem a Petrobrás – e talvez por isso seu grupo político foi contemplado com a presidência da empresa estatal.
Descontada a torrente de erros de revisão e de informação, serve a jornalistas e estudantes de jornalismo que desejam compreender, como Ana Maria se esforça para demonstrar, que jornais são animados por algo mais que objetividade, imparcialidade e interesse público. Dinheiro do governo, por exemplo, entrava a rodo no caixa dos grandes diários da época. Mesmo os que recebiam, como os Diários Associados e O Globo, queriam destruir Última Hora por ter feito um empréstimo no Banco do Brasil. E os maiores devedores eram os Diários Associados e O Globo.
©Instituto Gutenberg
Boletim Nº 26 Série eletrônica
Maio-Junho, 1999

  Índice

igutenberg@igutenberg.org


Jornal dos Jornais
Textos da coluna do Instituto Gutenberg na revista Jornal dos Jornais - nº 3 - Maio de 1999

Leia mais:
Colunismo - A doença infantil do jornalismo