Sigla, nomes, método...
Instituto Gutenberg

Correções

Sigla, nomes, método...

Siaf é a sigla de Sistema Integrado de Administração (e não Assessoria) Financeira (Sigilo da fonte, n° 8).
Cometemos um erro de método muito comum no jornalismo: tratar um caso como regra. No texto The Age e a agenda secreta (n° 9) sobre as relações do jornal com o Conselho de Imprensa da Austrália, ao reproduzir trechos de uma entrevista com a redatora-chefe Pamela Bone, escrevemos: "Mas quando se pede que ela conte um caso adverso, Pamela prefere narrar um episódio em que The Age levou a melhor". A rigor, não sabemos se isso é verdade. O certo seria escrever que pedimos o histórico de um caso em que The Age foi advertido pelo Conselho, mas ela narrou um episódio em que o jornal levou a melhor.
O nome do jornalista americano Rushworth Kidder (n° 9) foi escrito como Rushwork na página 8.
Na nota Edição e versão (n° 9), escrevemos que dos grandes jornais do país só o Estadão e a Folha indicam para que lugares é destinada a edição. O Globo de fato não indica, mas a primeira página do reparte que circula em São Paulo traz desde 7 novembro de 1995 o selo "1ª edição".
O sobrenome do desembargador Décio Serpen foi grafado também como Erpen no artigo A imprensa tem cumprido seu papel...(n° 9).

Número 10, julho-agosto de 1996
© Instituto Gutenberg

Índice